2000 e o Brasil
O ano de 2000 foi um ano marcante para o cinema brasileiro.
Dessa vez, não houve um único filme como um ponto de referencial isolado, como um Central do Brasil.
Em 2000, o saldo não deixa tanto a desejar. Verificando o número de filmes lançados, em primeiro lugar, surpreende a diversidade estética desses filmes. Desde o lixo comercial ao filme quase experimental, passando pelos curtas e vídeos
Cronicamente Inviável
filme de Sergio Bianchi
Em meio à sua "metralhadora giratória", como muitos rotularam o filme, o politicamente incorreto, o deboche e a sátira são os pontos fortes do filme. Apesar de algumas irregularidades, é um filme obrigatório não só para quem se interessa em cinema mas para todos que de alguma forma querem repensar o Brasil.
Eu, Tu, Eles
Apesar de recorrer ao ultra-desgastado tema do sertão, o trunfo de Andrucha é que ele não procura fazer um retrato documental daquela realidade, mas sim transfigurá-la através de uma ternura que envolve seus personagens
Estorvo
Cinema de Autor de Ruy Guerra
Amélia
Ana Carolina volta aos cinema com o típico humor que caracteriza sua filmografia. Como sempre, o deboche, a crítica à futilidade dos padrões da sociedade, a questão feminina e a alegoria surgem no estilo claramente pessoal da diretora.
O Rap do Pequeno Príncipe
Comprovando a inventividade do documentário brasileiro e a tendência de dispersão geográfica, o filme de Caldas e Luna é um marcante retrato das desigualdades em um morro no Nordeste. Nunca optando por um discurso moralista ou ingênuo, os diretores confrontam a visão apocalíptica de um jovem justiceiro com as de um conjunto de rap.
Público - no ano de 2000, surgiram alguns filmes que tiveram uma positiva repercussão com o público, apesar de serem produtos mais questionáveis. Dentre eles, o melhor é indiscutivelmente Eu, Tu, Eles.
O maior sucesso, até certo ponto inesperado, foi o de O Auto da Compadecida. Ancorado pela repercussão da minissérie da televisão, o lançamento do filme nos cinemas acabou conquistando o público.
Filmes infantis - entre a mesmice dos sempre presente filmes da Xuxa e dos Trapalhões, dois filmes infantis merecem destaque. O primeiro é Castelo Rá-Tim-Bum.
Mas ainda melhor é o pouco comentado Os Três Zuretas (A Reunião dos Demônios), lançado após mais de dois anos de sua conclusão.
Outros - Através da Janela, da paulista Tata Amaral, é outro filme que deve ser realçado.
Outros filmes, como Villa Lobos, Cruz e Souza, Quase Nada, O Dia da Caça e Hans Staden merecem ser citados, mesmo que de passagem.
Comentários:: Marcelo Ikeda.
Dessa vez, não houve um único filme como um ponto de referencial isolado, como um Central do Brasil.
Em 2000, o saldo não deixa tanto a desejar. Verificando o número de filmes lançados, em primeiro lugar, surpreende a diversidade estética desses filmes. Desde o lixo comercial ao filme quase experimental, passando pelos curtas e vídeos
Cronicamente Inviável
filme de Sergio Bianchi
Em meio à sua "metralhadora giratória", como muitos rotularam o filme, o politicamente incorreto, o deboche e a sátira são os pontos fortes do filme. Apesar de algumas irregularidades, é um filme obrigatório não só para quem se interessa em cinema mas para todos que de alguma forma querem repensar o Brasil.
Eu, Tu, Eles
Apesar de recorrer ao ultra-desgastado tema do sertão, o trunfo de Andrucha é que ele não procura fazer um retrato documental daquela realidade, mas sim transfigurá-la através de uma ternura que envolve seus personagens
Estorvo
Cinema de Autor de Ruy Guerra
Amélia
Ana Carolina volta aos cinema com o típico humor que caracteriza sua filmografia. Como sempre, o deboche, a crítica à futilidade dos padrões da sociedade, a questão feminina e a alegoria surgem no estilo claramente pessoal da diretora.
O Rap do Pequeno Príncipe
Comprovando a inventividade do documentário brasileiro e a tendência de dispersão geográfica, o filme de Caldas e Luna é um marcante retrato das desigualdades em um morro no Nordeste. Nunca optando por um discurso moralista ou ingênuo, os diretores confrontam a visão apocalíptica de um jovem justiceiro com as de um conjunto de rap.
Público - no ano de 2000, surgiram alguns filmes que tiveram uma positiva repercussão com o público, apesar de serem produtos mais questionáveis. Dentre eles, o melhor é indiscutivelmente Eu, Tu, Eles.
O maior sucesso, até certo ponto inesperado, foi o de O Auto da Compadecida. Ancorado pela repercussão da minissérie da televisão, o lançamento do filme nos cinemas acabou conquistando o público.
Filmes infantis - entre a mesmice dos sempre presente filmes da Xuxa e dos Trapalhões, dois filmes infantis merecem destaque. O primeiro é Castelo Rá-Tim-Bum.
Mas ainda melhor é o pouco comentado Os Três Zuretas (A Reunião dos Demônios), lançado após mais de dois anos de sua conclusão.
Outros - Através da Janela, da paulista Tata Amaral, é outro filme que deve ser realçado.
Outros filmes, como Villa Lobos, Cruz e Souza, Quase Nada, O Dia da Caça e Hans Staden merecem ser citados, mesmo que de passagem.
Comentários:: Marcelo Ikeda.